Um vampiro aumenta seu poder conforme os anos passam e ele fica mais forte, desta forma a cada intervalo de tempo ele recebe melhorias como:
- Atributo: +1 ponto para cada 10 anos
- Perícia: +5 para cada 10 anos
- Poderes: +1 para cada 50 anos
- Aprimoramentos: +1 para cada 20 anos
- Sanguinus: +1 para cada 10 anos
Evoluindo perícias
Os pontos de perícias não podem ser gastos levianamente, o jogador precisa, no início do jogo informar quais perícias ele pretende gastar os pontos e a partir daí ao final de cada arco de tempo informar quais perícias pretende desenvolver.
Dessa forma a evolução do personagem pode ser interpretada, mas, além da interpretação temos algumas regras específicas para estes gastos, assim o jogador a cada evolução:
- só pode aumentar uma perícia que já possua em 10 pontos;
- não pode gastar mais que 15 pontos numa nova perícia.
A regra acima limita os gastos e impede combos e apelações por parte do jogador além de ser mais condizente com a evolução de um vampiro, porém, elas definem apenas o quanto pode ser gasto mas não definem como as perícias podem ser aprendidas.
Existem basicamente 3 formas de se desenvolver uma perícia:
- através de um professor/treinador: o personagem precisa convencer um professor a ensiná-lo e um professor não é capaz de ensinar mais do que sabe, isso quer dizer que se um mestre me Karatê possui 83% nesta perícia, esse é o limite máximo que o personagem pode chegar, devendo depois encontrar outro mestre com um valor maior para ensiná-lo. O custo de evolução é normal.
- através do estudo e pesquisa: o personagem precisa possuir os livros ou materiais para a pesquisa, além disso, depois que o personagem atinge 100% na perícia significa que não há nada mais registrado que ele não tenha aprendido devendo desenvolver-se a partir daí sozinho (vide abaixo). O custo de evolução é normal.
- sozinho: aprender qualquer coisa sozinho é cansativo e frustrante , o personagem erra muito mais e isso custa-lhe tempo e esforço, desta forma aumentar uma perícia de forma autodidata gasta o quintúplo do valor normal, ou seja, aumentar uma perícia de 50% para 51% custa 5 pontos ao invés de 1.
Evoluindo aprimoramentos
O jogador deve perguntar ao narrador se o aprimoramento desejado está disponível, o narrador determinará se sim ou não. Em alguns casos, o jogador vai querer um aprimoramento que altera outro personagem, por exemplo, o jogador A quer comprar o aprimoramento Influência no Clero 1, como outro jogador já possui o mesmo aprimoramento e de acordo com o cenário, só existe um Clero, eles terão que disputar para ver qual das influências prevalece, nestes casos, o narrador determinará qual perícia é mais relevante de cada jogador e eles farão um teste resistido, o vencedor fica com o aprimoramento (pontos “perdidos” são devolvidos ao jogador derrotado podendo ser usado ainda na mesma passagem de tempo).
Evoluindo poderes
Os poderes aumentam naturalmente com o passar dos anos, porém, as manifestações tendem a ser aleatórias, a não ser personagem conheça o poder ou tenha um mestre para ensiná-lo.
1 - O narrador escolherá o poder que se manifesta após o reinicio da campanha, o momento certo é definido pelo narrador.
2 - O poder se manifesta após o reinicio, mas o jogador escolhe quando e testa CON ou VON para manifestá-lo (difícil no primeiro teste).
3 - O personagem já começa com o poder no reinicio da campanha.
- Atributo: +1 ponto para cada 10 anos
- Perícia: +5 para cada 10 anos
- Poderes: +1 para cada 50 anos
- Aprimoramentos: +1 para cada 20 anos
- Sanguinus: +1 para cada 10 anos
Evoluindo perícias
Os pontos de perícias não podem ser gastos levianamente, o jogador precisa, no início do jogo informar quais perícias ele pretende gastar os pontos e a partir daí ao final de cada arco de tempo informar quais perícias pretende desenvolver.
Dessa forma a evolução do personagem pode ser interpretada, mas, além da interpretação temos algumas regras específicas para estes gastos, assim o jogador a cada evolução:
- só pode aumentar uma perícia que já possua em 10 pontos;
- não pode gastar mais que 15 pontos numa nova perícia.
A regra acima limita os gastos e impede combos e apelações por parte do jogador além de ser mais condizente com a evolução de um vampiro, porém, elas definem apenas o quanto pode ser gasto mas não definem como as perícias podem ser aprendidas.
Existem basicamente 3 formas de se desenvolver uma perícia:
- através de um professor/treinador: o personagem precisa convencer um professor a ensiná-lo e um professor não é capaz de ensinar mais do que sabe, isso quer dizer que se um mestre me Karatê possui 83% nesta perícia, esse é o limite máximo que o personagem pode chegar, devendo depois encontrar outro mestre com um valor maior para ensiná-lo. O custo de evolução é normal.
- através do estudo e pesquisa: o personagem precisa possuir os livros ou materiais para a pesquisa, além disso, depois que o personagem atinge 100% na perícia significa que não há nada mais registrado que ele não tenha aprendido devendo desenvolver-se a partir daí sozinho (vide abaixo). O custo de evolução é normal.
- sozinho: aprender qualquer coisa sozinho é cansativo e frustrante , o personagem erra muito mais e isso custa-lhe tempo e esforço, desta forma aumentar uma perícia de forma autodidata gasta o quintúplo do valor normal, ou seja, aumentar uma perícia de 50% para 51% custa 5 pontos ao invés de 1.
Evoluindo aprimoramentos
O jogador deve perguntar ao narrador se o aprimoramento desejado está disponível, o narrador determinará se sim ou não. Em alguns casos, o jogador vai querer um aprimoramento que altera outro personagem, por exemplo, o jogador A quer comprar o aprimoramento Influência no Clero 1, como outro jogador já possui o mesmo aprimoramento e de acordo com o cenário, só existe um Clero, eles terão que disputar para ver qual das influências prevalece, nestes casos, o narrador determinará qual perícia é mais relevante de cada jogador e eles farão um teste resistido, o vencedor fica com o aprimoramento (pontos “perdidos” são devolvidos ao jogador derrotado podendo ser usado ainda na mesma passagem de tempo).
Evoluindo poderes
Os poderes aumentam naturalmente com o passar dos anos, porém, as manifestações tendem a ser aleatórias, a não ser personagem conheça o poder ou tenha um mestre para ensiná-lo.
1 - O narrador escolherá o poder que se manifesta após o reinicio da campanha, o momento certo é definido pelo narrador.
2 - O poder se manifesta após o reinicio, mas o jogador escolhe quando e testa CON ou VON para manifestá-lo (difícil no primeiro teste).
3 - O personagem já começa com o poder no reinicio da campanha.